Correspondência: Av. Afonso de Taunay, 651 - 2 andar, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

021 3215-9667

©2018 BY SOLUÇÃO SUSTENTÁVEL.

Arquivo

Please reload

Tags

Please reload

O que é e porque fazer Gestão de Stakeholders

26/09/2017

 

Antes de falarmos em Gestão de Stakeholders (partes interessadas) é preciso compreender o seu conceito. Segundo Freeman (1984) stakeholders são pessoas ou grupos de pessoas que afetam ou são afetadas pelo desempenho de uma organização.

 

 

 

Daí se entende que temos stakeholders que são indivíduos e outros, que são organizações, instituições, entidades (grupo de pessoas). Por outro lado, tais pessoas ou grupos podem afetar a organização, desempenhando um papel ativo, ou serem afetadas, de forma passiva.  Obviamente haverá – e é muito comum – os que tanto afetam quanto são afetados.

 

A partir dessa definição, podemos entender que Gestão de Stakeholders é o conjuntos de atividades, cíclicas e contínuas, para identificarmos, avaliarmos e engajarmos partes interessadas (ver figura abaixo). O engajamento abrange, é claro, a comunicação, mas vai além, pois ele aproxima a organização das partes interessadas. Promove a troca de conhecimento, experiências, opiniões e interesses, visando à busca de uma maior sinergia entre a organização e suas partes interessadas.

 

O grande objetivo da Gestão de Stakeholders é buscar um cenário de harmonia, onde os interesses se somam e todos saiam ganhando. A organização que pratica a Gestão de Partes Interessadas sabe que o engajamento de stakeholders é fundamental para:

 

  • obter a colaboração das partes interessadas;

  • evitar erros por desconhecimento das necessidades, demandas e expectativas da sociedade;

  • aumentar as chances de sucesso no lançamento de novos projetos, produtos e demais ações organizacionais;

  • evitar ações na justiça pelo desgaste com a sociedade;

  • promover a responsabilidade social da organização.

 

São múltiplos os benefícios de se praticar a Gestão de Partes Interessadas e o maior deles é evitar perdas e, com isso, aumentar as chances de sucesso e crescimento, dentro de um cenário de prática da responsabilidade social corporativa.

 

A Solução Sustentável possui uma metodologia para a Gestão das Partes Interessadas que permite também a avaliação do desempenho da gestão, que é um diferencial fundamental. Conheça nossa metodologia.

 

* IRC e IRC são índices que serão detalhados em outro post.

   IRS - Índice de Reação do Conjunto de Stakeholders

   IRC - Índice de Reação de Cada categoria

 

Please reload

Posts Recentes

Please reload